domingo, 4 de setembro de 2011

À moda do Rei


Um formador de opinião como Aluisio Azevedo merece respeito. O trabalho dele não se assemelha nem se retém à crítica descontextualizada e às resenhas levianas de críticos sem educação que almejam visibilidade. Compreender dois timings: o da crítica e o do jornalismo, só se consegue por amadurecimento e por caráter. A velocidade da informação (surgir, acontecer e descartar) faz parte da dinâmica do jornalismo não da crítica de moda. Ter visão e coragem de agir contra o fluxo jornalístico colocando, recolocando e relembrando desfiles, peças de roupa ou uma atitude comportamental marcante desse mundo e não descartar a notícia como antiga é o papel da crítica de moda, porque só há valor crítico se ainda for notícia, é claro.

Aluisio Azevedo - Prévia - Spring/Summer 2012

Estar em diálogo com tudo que acontece no mundo é papel da Moda, inclusive a Arte também como um todo, e no mundo não há fórmulas. Parece besteira e clichê expor isso, mas ninguém é igual a ninguém, exatamente por isso que as críticas deveriam ser mais diferentes umas das outras. Acreditar que só falar das tendências, da cor e da modelagem de tal estação, está se fazendo uma crítica, mas Aluisio Azevedo, substancialmente, vê e compreende o mundo pela Moda e não renuncia nem se priva dessa visão, pois formata e reflete a sua subjetividade para no fim ser capaz de intervir com significância no Mundo como um crítico.

Agora, avalia o que alguém assim pode fazer manifestando sua práxis. No mínimo algo novo, que é a obrigação do estilista, só que nem todos têm estrutura e cabeça para isso. Ver melhor não é observar mais, mas ver o que ninguém vê, e há coisas que só sabe quem estuda etapas da moda brasileira e vive isso. O consumidor final pouco se importa com o pós-desfile e se jornalista e/ou blogueiro Tal gostou ou não do desfile/coleção, desfiles bons não fazem obrigatoriamente uma boa coleção. Quem gosta vai à loja e compra o que lhe agrada.
Vestido tubinho, feito com um tipo de ceda estampada, com mangas bufantes e costas nua.

Satisfaz gregos e troianos produzindo belas críticas e acertando na sofisticação e beleza dos seus croquis e modelagem, principálmente, por ser criativo baseando seu norte em estilistas célebres consolidados. Ampliar o conhecimento do leitor sem satisfazer somente o próprio ego e ainda vesti-lo, e por sinal muito bem, é uma gentileza compartilhada pelo talento de Aluisio Azevedo.

P.S.: Confiram o blog no qual ele é editor-chefe: http://amodadorei.blogspot.com/ ENJOY

Nenhum comentário:

Postar um comentário